Viver na Itália: um panorama de como é a vida na Itália
É fato que nós brasileiros gostamos da Itália. A história italiana nos fascina, apreciamos os produtos italianos e temos fortes laços culturais com a Itália.
E para aproximar ainda mais os brasileiros da Itália nos criamos uma coleção de conteúdos que compõem a “Série Viver na Itália: um panorama de como é a vida na Itália”.
Esta série é dedicada aos “italians lovers” que desejam viver, trabalhar ou estudar na Itália. E aqui você encontra a lista de todos os assuntos abordados pela “Série Viver na Itália”:.
Topicos relacionados a Série Viver na Itália
O Expresso Itália está partindo, embarque nesta viagem.
Como é viver na Itália
Indo direto ao ponto: Viver na Italia vale a pena. E vale a pena porque proporciona inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
O dia a dia na Itália oferece experiencias que irão enriquecer muito a vida, seja para você que é um adulto solteiro ou para você que é casado e tem filhos.
Vamos abordar as questoes que realmente importam e proporcionam uma excelente qualidade de vida.
Sistema de Saúde
O sistema de saúde italiano é publico e universal. Vivendo legalmente na Itália você terá o direito de acessar a toda a estrutura italiana de saúde.
Dos serviços de diagnose ao atendimento emergencial, todos tem livre acesso aos serviços. Ninguém fica na mão.
Quanto à qualidade dos serviços sanitários oferecidos pelo estado italiano posso te assegurar que são de ótima qualidade. Em modo simples podemos dizer que o sistema de saúde italiano está estruturado da seguinte forma:
– médicos de família
– ambulatórios
– hospitais
Os médicos de família são os responsáveis pelo primeiro atendimento e por direcionar as pessoas aos serviços de diagnose, exames preventivos ou simplesmente oferecer as receitas farmacêuticas.
Os ambulatórios são responsáveis em aplicar os exames preventivos seguindo as indicações dos médicos de família.
Já os hospitais oferecem toda a estrutura para cirurgias e atendimentos emergências.
Segurança
A percepção de segurança na Itália é imediata, seja nas grandes cidades como nas pequenas.
Você vai se sentir tranquilo em sair a qualquer hora do dia ou da noite e ter a certeza de que ira voltar vivo.
E só por isso já valeria a pena mudar-se para a Itália.
Custo de vida italiano
O custo de vida italiano é um dos mais baixos da Europa.
O salário médio na Itália é em torno dos 1.300 €. Para 1 pessoa esse valor propiciara boas condições de vida, arcando com os custos fixos de uma vida individual e ainda fazer algumas baladas. Lógico não uma vida de luxo, mas uma vida digna.
Já para uma família com 4 pessoas por exemplo, pais e 2 filhos, o ideal seria uns 3.000 € mensais para se viver dignamente.
É importante ressaltar que a combinação entre o custo de vida e a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelo estado italiano proporcionam uma vida estável com boa qualidade.
Ensino público
Escola para todos, gratuita e em tempo integral. Todas as famílias com filhos terão o direito a desfrutar da boa qualidade do ensino publico.
A escola pública italiana coloca à disposição das famílias instalações adequadas, recursos audiovisuais e digitais modernos e professores qualificados que permitem potencializar o desenvolvimento cognitivo, social e físico dos alunos.
A escola também tem um papel fundamental na integração social das crianças e das famílias. O calendário escolar tem muitas datas extracurriculares com o objetivo de propiciar essa integração e o compartilhamento de experiências culturais, esportivas, artísticas, cientificas.
Mobilidade Urbana
Os transportes públicos italianos, ônibus, trem, tram (um bonde moderninho!) e metrô mesmo não tendo a mesma a pontualidade dos britânicos são muito bem organizados e qualquer um pode se locomover de forma rápida, ágil e segura por toda a cidade.
Como acontece em quase todo o mundo, na Itália o carro é o trasporte principal. Menos em Veneza :). Os scooters e as bicicletas também são muito populares.
Por falar em bicicletas, para quem gosta de pedalar as cidades italianas são um paraíso. Praticamente todas as cidades italianas oferecem ciclovias seguras e que te levam por todo lugar.
Clima
Mas nem tudo é perfeito. O clima pode ser muito difícil de suportar.
O inverno não é dos mais rigorosos. O frio italiano é suportável, mesmo nas montanhas.
O problema do frio por aqui é que é muito longo e ininterrupto. São 4 meses de frio. Seja de dia, de noite ou de madrugada o frio vai estar sempre presente.
Já o verão é bem quente. Os dias são mais longos e com a entrada do horário de verão o sol surge la pelas 5 da manhã e vai embora às 9:30 da noite.
O calor nesta época do ano é forte e em algumas regiões é muito úmido, acho que supera o 100% da umidade relativa do ar :).
Como fazer para morar na Itália?
Pois é, como fazer para ir morar na Itália?
Só existem 2 modos para que um brasileiro possa ter o direito de morar na Itália.
– O primeiro é obter a cidadania italiana por parentesco ou por casamento. Aqui você encontrarà todas as informações para obter sua cidadania por parentesco. Para saber mais clique aqui.
– O segundo modo é pela obtenção do “Permesso di Soggiorno”, que nada mais é do que uma permissão de estadia no território italiano.
Aqui você encontra mais detalhes sobre como conseguir o famigerado “Permesso di Soggiorno”.
Como obter a Cidadania italiana
Por parentesco
Para tirar a cidadania italiana você terà que comprovar o parentesco com um cidadão italiano. Atualmente você tem 2 caminhos para comprovar o seu parentesco.
O primeiro é via consulado italiano. Os tempos são longos para o reconhecimento do seu parentesco, de 3 a 10 anos na média, mas com custos baixos.
Em teoria todos os seus familiares podem se beneficiar.
Outro caminho para se obter a cidadania italiana é contratar os serviços particulares especializados em cidadania que irao investigar o seu parentesco no território brasileiro e no território italiano.
Nesse caminho o processo é muito mais rápido, tempo médio de 6 meses, mas apresenta custos muito mais elevados. Aqui o processo é individual, quer dizer que a obtenção da cidadania beneficia só o requerente.
Por Casamento
O casamento é outro caminho para se obter a cidadania italiana.
Por exemplo esse é o meu caso: sou casado com uma italiana. Nos casamos no Brasil e quando decidimos vir para a Itália fomos para o consulado italiano para pedir o “Permesso de Soggiorno”. Todo o processo durou uns 4 meses.
Viemos para a Itália e depois de 2 anos vivendo na Itália eu já poderia pedir a minha cidadania.
Bem agora que você já sabe como ter o direito de viver na Itália, resta saber onde morar.
Onde morar na Itália
Em linhas gerais as regiões e as cidades italianas oferecem boa qualidade de vida.
A grande maiorias das cidades italianas tem menos de 400 mil habitantes.
São cidades com pequena extensão territorial e isso contribui muito para a qualidade de vida.
No território italiano existem muitas diferenças entre as regiões. O norte e nordeste, por exemplo, são industrializados e oferecem as melhores oportunidades de trabalho em qualquer setor do mercado.
No sul da Itália turismo, comercio e serviços são os setores fortes.
Dica: se você é especializado em atividades industriais, ao meu ver, o norte/nordeste apresentam as melhores possibilidades de trabalho.
Se você gosta do agito das grandes cidades então as melhores cidades são Milão, Roma e Nápoles.
Se você prefere qualidade de vida aí você pode morar na maioria das cidades medias italianas.
Dica: o ideal sempre é procurar um lugar onde você conheça alguém porque essa amizade pode te ajudar muito na integração com a sociedade.
As melhores cidades para morar na Itália
– Cidades do Nordeste italiano: Vicenza, Treviso, Pádua, por exemplo
– Cidades com forte turismo: Roma, Florença, Milão, Nápoles,
– Cidades para trabalhar: Milão, Roma, Turim, Florença, Nápoles,
– Cidades para estudar: Pádua, Bolonha, Milão, Roma, Veneza, Florença
Mas antes de você escolher a sua cidade na Itália seria legal você saber um pouco mais sobre a economia da italiana.
A economia da Itália
A Itália faz parte da comunidade europeia e adota o euro como moeda.
A Itália atualmente é a oitava na classificação mundial dos países mais ricos e terceira na comunidade europeia, atrás de Alemanha e França.
O setor de serviços é o principal setor da economia da Itália. E’ o setor que oferece as melhores oportunidades para os imigrantes que apresentam um nível de especialização de médio para alto.
O turismo é muito importante para a economia italiana. A Itália oferece toda estrutura e serviços para os turistas.
A economia italiana tem uma importante estrutura industrial em diversos setores da economia: maquinário, produçao, automobilística, design, alimentar, moveis, moda, tecnologia de ponta, por exemplo. Os italianos têm tradição e know how de altíssimo nível.
Os produtos italianos apresentam qualidade superior basta ver as principais marcas italianas na moda e na indústria automobilista.
No próximo item veremos como està a economia italiana e as possibilidades de se estabelecer e crescer.
Como està a economia da Itália em 2022
Atualmente a economia italiana é estável, quase parada. Tem uma dependência muito forte da comunidade europeia e do banco central europeu.
Apresenta taxas de crescimento baixas, entre as menores da comunidade europeia.
Na classificação do Freedom Economy a Itália ocupa a 67 posição, entre os 170 países.
O estado italiano tem uma dívida pública muito alta em relação ao PIB e isso interfere diretamente nos investimentos e principalmente na oferta de oportunidades de trabalho.
Como é o mercado de trabalho na Itália
Como é o mercado de trabalho italiano?
O mercado de trabalho italiano é muito mais estável que o brasileiro.
A legislação trabalhista italiana é rígida e os trabalhadores tem muitos direitos. Essa situação para o empregado é boa, mas para os empreendedores os custos são pesados e colocam as empresas em situação de dificuldade e tudo isso acaba por inibir a oferta de postos de trabalho.
É difícil arrumar emprego na Itália?
Existem muitas oportunidades de trabalho na Itália e para você que é brasileiro não existe nenhum fator legal ou cultural que te impeça de conseguir um emprego na Itália.
As suas chances de sucesso aumentam com base na sua especialização e competências. Quem é competente consegue se estabelecer em qualquer lugar, não é mesmo?
Como acontece em quase todo o mundo o melhor modo de se arrumar um emprego è através do network; diria ser fundamental.
Isso se confirma com a minha experiência: eu trabalhei em 2 empresas na Itália; a primeira eu conseguì através de um amigo e a segunda, meu atual emprego, através do amigo de um amigo que pertencia ao meu círculo de amizades.
Dica: para trabalhar na Itália crie uma rede de contatos antes de vir para cà, via linkedIn, por exemplo. Caso tenha que começar do zero seria melhor você preparar suas economias para poder suportar no mínimo uns 6 meses.
Existem s tipos de contratos de trabalho:
– Contrato a tempo indeterminado que é o melhor contrato e garante estabilidade ao empregado.
– Contrato a tempo determinado que coloca o empregado em condição de instabilidade. Normalmente esse tipo de contrato é o início do ciclo do empregado na empresa: se o empregado superar bem esse período vai conseguir o contrato a tempo indeterminado.
Uma outra alternativa são as Cooperativas que oferecem trabalhos que não exigem qualificação particular. E’ uma boa para quem precisa levantar um dinheiro de emergência.
Quanto ganha um brasileiro na Itália?
A média salarial na Itália por 8 horas diárias varia entre 1.200 e 1.500 euros. Logico esse é o salário médio que pode aumentar ou diminuir com base nas competências.
Dica: para conseguir um bom emprego é fundamental ter no mínimo uma boa fluência do idioma italiano. Sem isso só trabalhos braçais.
Chegamos ao nosso destino
Nós apreciamos muito contar com a sua companhia durante esta viagem.
Se precisar de mais informações ou se você tem alguma dúvida nos escreva aqui pelo nosso site, ou através das nossas mídias sociais.
Até a próxima viagem.