Cidadania italiana: tudo que você precisa saber
A cidadania italiana é um direito que pode ser concedido a qualquer cidadão ou cidadã brasileiro que tenha um ancestral italiano, independentemente de onde essa pessoa nasceu ou vive atualmente. Além disso, a cidadania italiana também pode ser concedida a quem casa com um cidadão italiano.
A cidadania italiana concede ao titular o direito de votar, trabalhar e residir na Itália sem restrições, além de conceder o direito de viajar para qualquer país da União Européia sem a necessidade de um visto.
Se você se enquadra em uma das condições apresentadas acima e deseja obter a sua cidadania então continue lendo o texto.
Quem tem direito à cidadania italiana?
Tem direito à cidadania italiana brasileiro/a que consiga comprovar parentesco com um cidadão italiano.
Também tem direito à cidadania italiana brasileiro/a casado com um cidadão italiano.
Cidadania italiana por descendência
Tem direito a requerer a cidadania italiana brasileiros que conseguem comprovar a sua descendência com um cidadão italiano. Esse princípio é conhecido como Jus Sanguinis, que reconhece como um cidadão italiano quem tem ancestrais de origem italiana.
A primeira coisa a se fazer para conseguir a cidadania italiana por descendência e juntar todos os documentos exigidos pelo Estado italiano para comprovar a sua descendência com um cidadão italiano/a. Segue a lista de documentos:
- Certidões de Nascimento
- Certidões de Casamento
- Certidões de Óbito
- Certidão de Naturalização (essa somente para o italiano)
Com todos os documentos exigidos em mãos você tem 2 alternativas para requerer a sua cidadania italiana: a primeira é via Consulados Italiano e a segundo é via residência na Itália.
A seguir explicaremos como funciona cada uma das alternativas.
Obtenção da cidadania italiana via Consulado italiano
Para dar entrada no seu processo de cidadania bastar ir ao consulado italiano mais próximo munido com todos os documentos exigidos e abrir o seu processo de cidadania e seguir todos os procedimentos indicados pelas autoridades consulares.
Esse caminho apresenta custos baixos e tempos longos. Normalmente o tempo para obtenção da cidadania é de no mínimo 3 anos se tudo vai bem. Existem casos que o tempo de espera chega aos 10 anos.
Neste processo se beneficiam todos os integrantes da família.
Obtenção da cidadania italiana via residência na Itália
O segundo caminho é feito diretamente no território italiano. O tempo para obtenção da cidadania é muito mais rápido, praticamente em 6 meses é possível obter a cidadania.
Os custos são muito mais altos porque você precisará residir na Itália durante todo o processo.
Preciso deixar bem claro que esse caminho é individual, só requerente terá direito a ter a cidadania italiana.
Em termos práticos os passos para obter a cidadania via residência são:
– Viajar para a Itália;
– você entra na Itália como turista, levando todos os documentos necessários para fazer o pedido de cidadania,
lembre-se: como turista você permanecer no território italiano por 90 dias;
– o último passo é dar entrada do seu pedido junto as autoridades de imigração italiana.
Cidadania italiana por casamento
Tem direito a cidadania por casamento brasileiros que são casados com cidadãos italianos, seja no território brasileiro que no italiano. A cidadania neste caso não é imediata, serão necessários no mínimo 2 anos de casamento para você ter direito à cidadania.
O primeiro passo é ter a tua certidão de casamento em italiano para ser reconhecido pela autoridade imigratória da Itália. Para os casamentos celebrados no Brasil será necessário a tradução juramentada da certidão de casamentos para ser aceite pelas autoridades italianas.
O segundo passo è pedir o “Permesso di soggiorno per raggiungimento familiare”.
Com a posse do “Permesso di soggiorno” você tera que esperar 2 anos para pedir a tua cidadania.
Chegamos ao nosso destino
Se precisar de mais informações ou se você tem alguma dúvida nos escreva aqui pelo nosso site, ou através das nossas mídias sociais.
Até a próxima viagem.