fbpx

Você está aqui: | |

Milão e arredores: 10 Lugares Incríveis para Conhecer

 @blogexpressoitalia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Home » Blog Turismo na Itália » Milão e arredores: 10 Lugares Incríveis para Conhecer

Milão e arredores: 10 lugares incríveis para conhecer

Descubra as cidades históricas, os lagos e os santuários naturais nos arredores de Milão

Olá, seja bem-vindo ao Blog Expresso Itália. Neste post, vamos te mostrar as 10 principais atrações para visitar nos arredores de Milão, uma das cidades mais charmosas e cosmopolitas da Europa. Milão é a capital da moda, da arte, da cultura e da gastronomia italiana, e tem muito a oferecer aos seus visitantes. Mas se você quiser conhecer um pouco mais da região da Lombardia e das cidades vizinhas, confira as nossas dicas de passeios e descubra as 10 principais atrações que você não pode deixar de conhecer.

Lagos e Paisagens Naturalistas

Se há algo que não falta nos arredores de Milão são as paisagens naturalistas próximas aos lagos, verdadeiros espelhos de água cristalina que abrigam muitas pequenas aldeias encantadas em suas margens.

Bellagio

Um deles é o Bellagio, um promontório naturalista localizado no Lago Como, localizado exatamente no ponto de separação de seus dois braços. Estando no Triângulo Lariano, esta aldeia é caracterizada por lugares históricos e relevos montanhosos de grande importância, incluindo o Monte San Primo, com mais de 1600 metros de altitude, e no horizonte é possível avistar os Alpes.
No centro histórico desta pérola do Lago Como também encontramos inúmeras igrejas, como a Basílica de San Giacomo, além de jardins e vilas renascentistas ou barrocas para visitar de uma só vez. Bellagio pode ser alcançado a partir de Milão em uma hora de trem ou de carro, e durante o dia também é possível visitar Como e Varenna com um tour organizado por uma extraordinária mistura de paisagens.

Franciacorta

A região da Lombardia ao redor de Milão também oferece aos seus visitantes produtos gastronômicos e vitivinícolas inigualáveis. É o caso do famoso Franciacorta, um vinho de renome produzido na área montanhosa que lhe dá o nome, que se estende por uma área de 200 km entre as províncias de Brescia e as margens do Lago Iseo. Aqui é possível desfrutar da natureza e da paisagem típica que atinge o seu auge de beleza entre Março e Novembro, percorrendo as vinhas a cavalo ou de bicicleta. Nas terras vinícolas de Franciacorta é obrigatória uma visita guiada a uma das muitas caves da zona, onde poderá compreender melhor o método de vinificação e degustar excelentes vinhos.

Sirmione

Até mesmo o Lago Garda, o maior lago italiano a 140 km a leste de Milão, oferece cenários sugestivos e paisagens de “concurso de selfie”. É um destino conhecido e popular, um dos mais visitados no norte da Itália também pelo famoso parque de diversões Gardaland. O lago está localizado entre Trentino, Lombardia e Veneto e abriga outro dos lugares mais conhecidos do ponto de vista turístico: Sirmione, uma pequena vila nas margens do lago famosa por seu esplêndido centro histórico com seu castelo medieval .

Saint Moritz, A Suiça è logo ali

Se a Lombardia não for suficiente para você, com cerca de duas horas de carro de Milão, você pode chegar a Tirano e optar por uma viagem à Suíça. O famoso trem Bernina o levará até lá, com mais de duas horas de passeios terminando em nada menos que Saint Moritz. Ao chegar ao seu destino, você se encontrará no topo do espetáculo dos Alpes que se reflete nas águas congeladas do lago suíço. A peculiaridade dessa viagem fora da cidade não é apenas esse cobiçado destino turístico e de luxo, mas a jornada para chegar até lá. O trenzinho vermelho se move lentamente por paisagens naturais, pequenas cidades, rios, lagos e vales com conforto e segurança para um relaxante passeio panorâmico pela região. A viagem dura um total de 7 horas e promete cenários e momentos inesquecíveis.

Descobrindo o Lago Maggiore: as Ilhas Borromeu e as Maldivas de Milão

Se você decidiu passar um fim de semana em Milão, há dois outros destinos imperdíveis na área do Lago Maggiore: as Ilhas Borromeu e Val Verzasca.

Ilhas Borromeu

As Ilhas Borromeu estão localizadas no centro do lago e formam um arquipélago com três ilhas principais: Isola Madre, Isola dei Pescatori e Isola Bella, uma pequena ilha, o Isolino di San Giovanni e, finalmente, a rocha Malghera. Essas pitorescas ilhotas flutuantes são cercadas pelas cidades de Stresa, Verbania e Baverno, destinos turísticos procurados em todas as estações do ano. É difícil descrever em palavras a elegância e o esplendor destas ilhas: são lugares de contos de fadas, onde os suntuosos palácios nobres com terraços, incluindo o conhecido Palazzo Borromeo, erguem-se majestosamente rodeados por jardins de flores e plantas exóticas.
Tudo emoldurado pelo azul profundo do lago. A melhor época para visitar as Ilhas Borromeu começa em março, e chegar até elas é muito simples, tanto de trem quanto de carro. A viagem dura pouco mais de uma hora: de Milão, basta chegar a Stresa e pegar uma das balsas com inúmeras saídas diárias. Para não perder nada deste espetáculo com um gasto mínimo, é possível comprar online visitas guiadas a todo o arquipélago e viver uma experiência irrepetível.

Val Verzasca

Seguindo mais ao norte do Lago Maggiore, a cerca de duas horas e meia de carro de Milão, na Suíça, você se encontrará em Val Verzasca, um vale no cantão de Ticino esculpido ao longo dos anos pelo rio de mesmo nome na área de Locarno . No verão fica literalmente submersa pelos turistas, e só pode ser acessada de carro devido ao local intocado em que está localizada, cercada pela natureza e repleta de cachoeiras, rios e fontes de águas claras. Não é por acaso que as áreas deste vale foram recentemente apelidadas de Maldivas de Milão, precisamente pelas características da água que lembram as das Maldivas. Esta viagem é especialmente recomendada para os entusiastas do desporto, sendo que para os mais ousados estão disponíveis percursos de trekking, desportos náuticos e atividades subaquáticas no rio.

As cidades da Arte ao Redor de Milão: Bergamo, Monza, Pavia e Lecco

Paisagens naturalistas não são a única opção para uma viagem fora da cidade em Milão. Se preferir visitar uma nova cidade sem se afastar muito da capital lombarda, existem várias alternativas.

Bergamo Alta

A cidade mais próxima é Bergamo, localizada a nordeste de Milão e acessível em 50 minutos de carro ou uma hora de trem. Uma cidade em constante evolução e dividida principalmente em duas zonas: Bérgamo Alta, a mais visitada porque é rica em história com a sua vila medieval e monumentos antigos, fontes e praças antigas, e Bérgamo Bassa, mais recente e moderno mas também cheio de belezas arquitetônicas. As muralhas renascentistas venezianas da cidade são únicas no mundo e reconhecidas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Monza

São apenas 20 km de carro de Milão para chegar a Monza, uma cidade de excelência arquitetônica e monumentos históricos, mas também importantes eventos esportivos. Por que visitá-lo? A cidade outrora apontada como uma das mais importantes pelos reis e soberanos lombardos é a terceira mais importante da Lombardia em número de habitantes. Possui hectares de parques, palácios históricos e vilas reais que você pode visitar com visitas guiadas em um dia. Sua Catedral, localizada no coração do centro histórico, está entre as mais majestosas do norte da Itália.

Pavia

A 40 km de Milão, Pavia é também uma cidade de mil belezas históricas e monumentais. Para ser visitado a pé graças ao planeamento urbano à escala humana, presta-se perfeitamente a um passeio de um dia. É atravessada pelo rio Ticino e também conhecida por sua universidade, uma das mais antigas da Itália, local de estudo de Foscolo e Goldoni. Entre os monumentos mais importantes a visitar encontramos a Certosa, um palácio monumental do século XIV construído a mando de Giangaleazzo Visconti.

Lecco

O último destino imperdível para uma viagem por Milão é Lecco, a apenas 50 km de distância. Local de nascimento de Alessandro Manzoni, Lecco corre ao longo do Lago Como e é caracterizada por vários edifícios com arquitetura do século XIX. Suas paisagens são moldadas pela presença do rio Adda, não é por acaso que um dos símbolos da cidade é a Ponte Vecchio, ou ponte Visconti, construída em 1300. Numerosas basílicas e santuários garantem uma viagem cultural altamente interessante.

Chegamos ao nosso destino

Todas as cidades da Lombardia são realmente dignas de uma visita para um passeio de um dia a Milão, para ser feito durante o dia ou durante um fim de semana, dependendo de suas preferências. Há algo para todos os gostos. Quer opte por se envolver na atmosfera plácida dos lagos com as suas aldeias de contos de fadas, quer se aventure em visitas culturais às cidades da arte, em cada um destes locais encontrará o que precisa para passar umas férias agradável viagem de um dia. Todos os destinos podem ser alcançados de trem ou de carro em uma hora ou no máximo duas, para que você possa explorar as cidades como quiser e voltar à noite, ou o mais tardar no dia seguinte, se tiver um fim de semana inteiro disponível. Aproveitar!

Compartilhe Expresso Itália com quem você gosta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Passeios e atrações

Encontre a experiência perfeita para a sua viagem.

Leia também

Nossos Partners

O respeito aos nossos leitores é um compromisso inegociável. Ao selecionar nossos partners, nos asseguramos de que compartilhem dessa visão, priorizando a qualidade, a confiabilidade. 

Conheça os nossos partners