fbpx
Home » Série Viver na Itália » Panorâmica da economia da itália

Panorâmica da economia da itália

Escrito por: Aldo Catelli | @AldoCatelli
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Expresso Italia Panorama da Economia Italiana
Escrito por: Aldo Catelli | @AldoCatelli
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Expresso Italia Panorama da Economia Italiana
Expresso Italia Panorama da Economia Italiana

Panorâmica da economia da Itália

O sonho de mudar-se para a Itália, de dar continuidade a sua vida longe das terras tupiniquins, de experimentar novas situações enfim de colocar-se o jogo, é muito desafiante.

E para que você se prepare do melhor modo possível para esse desafio preparei um resumo com os principais índices, dicas e informações úteis sobre como é estruturada a economia italiana.

Série Viver na Itália

Antes do artigo gostaríamos de compartilhar com você a nossa série Viver na Itália, Um panorama de como é a vida na Itália. Clique aqui para acessar o artigo.

O Expresso Itália está partindo, embarque nesta viagem.

Panorâmica da economia da Itália

A primeira constatação é que a situação econômica italiana é muito melhor do que o Brasil. Quanto doí ter que afirmar isso.

Mesmo não apresentando elevadas taxas de crescimento a economia italiana oferece muito mais oportunidades do que a brasileira.

Se você esta considerando a possibilidade de se mudar para a Itália saiba que hoje encontrará uma situação muito desafiadora e dependendo da sua condição, seja profissional ou econômica, você terá que se preparar para uma competição muito acirrada. E vencer vai depender de você porque no fim o que conta é a competência e sua capacidade de aproveitar as oportunidades. Porque elas sempre aparecem.

Dados básicos da economia italiana

A Itália faz parte da comunidade europeia e desde 2000 adota o euro como moeda.

A sua população é de cerca de 60 milhões de habitantes e o seu território é de 302 073 km², aproximadamente 26 vezes menor que o Brasil. E mesmo assim a economia italiana, em 2022, é quase 30% maior que a brasileira.

Com uma densidade populacional media de 197 habitantes por km² é uma das maiores na Europa (a média europeia está em torno de 144 habitantes por km²) em quanto a média brasileira é de cerca de 23,8 /km².

As regiões do norte e nordeste são as locomotivas da economia italiana, com destaque para as regiões da Lombardia e do Veneto que concentram as principais empresas. Podemos dizer que Milao é o centro econômico da Itália.

No Sul da Itália o turismo e o comércio também são as principais atividades.

O centro da península italiana, também conhecido como “mezzogiorno” é uma área intermediaria dentro do território itaiano. Nesta região é localizada a capital Roma.

Como está a economia na Itália

A crise de 2008 foi um forte baque para a economia italiana. A liquidez foi em muito reduzida e com isso houve uma forte queda na oferta de crédito e uma diminuição das taxas de investimento e inovação.

Até a pandemia a economia italiana apresentava modestas taxas de crescimento. Uma média de crescimento em torno a 1% anual.

Com a pandemia a Itália promoveu um forte lockdown. Foram quase 2 meses de fechamento total das atividades econômicas. Só os serviços essências se mantiveram em funcionamento. A redução do PIB italiano em 2020 foi de quase 10%.

Em 2021 com uma forte retomada das atividades econômicas a Itália voltou a crescer, foram quase 5% de crescimento.

A união europeia ofereceu a Itália um enorme empréstimo para a retomada total da economia, foram quase 300 bilhões de euros. Com isso o governo italiano chefiado por Mario Draghi ofereceu recursos aos principais setores da economia e para as famílias que se encontravam em dificuldades.

A economia italiana em gráficos

PIB, comparação Itália x Brasil

font: Trading Economics

Taxa de desemprego


font: Trading Economics

O PIB italiano é de 1,8 trilhões de dólares. O ponto mais alto do PIB italiano foi em 2008 quando atingiu algo em torno 2,5 trilhões. De lá para cá vem caindo.

A economia italiana é a terceira maior na zona do Euro, atrás da Alemanha e França, mas tem tido um desempenho fraco nos últimos anos.

Quaia as principais atividades da economia da Itália?

Para você que esta avaliando viver na Itália seria bom saber quais os principais setores da economia italiana. Isso te ajudará a estar preparado para começar a sua vida aqui na Itália.

Setor Terciário: turismo e comercio

O setor terciário é base da economia italiana, respondendo quase 2/3 do PIB italiano.

Algumas áreas dentro setor apresentam ótimas oportunidades de trabalho e projetos. Por exemplo, hoje a área de Digital Marketing ofereça inúmeras oportunidades em todo o território italiano, seja em agências de comunicação seja nas empresas.

A procura por especialistas de marketing digital cresceu muito nos últimos 2 anos oferecendo boas oportunidades para quem tem formação e competência nesta área.

Turismo

Durante todo o ano milhões de turistas de todo o mundo se dirigem a Itália para usufruir de todas as atrações. Para poder suportar essa demanda a Itália desenvolveu uma estrutura dedicada ao turismo invejável.

A Itália oferece uma série de serviços aos turistas. Eis aqui uma lista de possíveis setores que pode oferecer para você chances reais de emprego

Rede hoteleira

  • Hotéis
  • Albergo;
  • Agroturismo, como as pousadas
  • Bed and breakfast
  • Rooms
  • AirBnb

O Comércio

O comércio, junto com o turismo, ter importância fundamental para a economia italiana.

Com um grande fluxo de gente, turistas e moradores, todos os dias. O centro histórico das cidades italianas são como os shoppings brasileiros. Ali existe uma infinidade de lojas que vendem de tudo, o destaque vai para as lojas alimentares e da moda.

Essa conjunção de fatores pode apresentar boas oportunidade de trabalho e também de investimentos.

Indústria

A indústria é um setor muito importante para a Itália.

Os produtos italianos são reconhecidos pela sua excelência em todo mundo. A mão de obra italiana é altamente qualificada e sofistica.

São inúmeros os exemplos de sucesso, como, por exemplo: industria automobilística, moda, alimentar, maquinários, design e decoração, entre outros.

Pode representar boas oportunidades de trabalhos para quem tem especialização na área de engenharia, design de produtos, arquitetos, decoradores.

Chegamos ao nosso destino

Nós apreciamos muito em ter a sua companhia durante esta viagem.

Se precisar de mais informações ou se você tem alguma dúvida nos escreva aqui pelo nosso site, ou através das nossas mídias sociais.

Nós do Expresso Itália preparamos uma série dedicada a quem tem interesse em viver na Itália e aqui neste link você encontrará todos os artigos desta série.

Até a próxima viagem.

Não esqueça de compartilhar este post.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia outros artigos da série

Nossos Partners

O respeito aos nossos leitores é um compromisso inegociável. Ao selecionar nossos partners, nos asseguramos de que compartilhem dessa visão, priorizando a qualidade, a confiabilidade. 

Conheça os nossos partners